É possível afirmar que empreendedores sabem o quanto é importante ter uma boa gestão financeira do seu negócio. O fato é que, mesmo tendo essa consciência, nem todos conseguem executar as melhores práticas financeiras e isso pode se transformar em problemas futuros. 

Além de boa gestão, é preciso ter o capital necessário para manter em operação toda a empresa. Esse capital é o que chamamos de “capital de giro”. Infelizmente, há empreendedores que não têm visão do impacto que o capital de giro dá ao próprio negócio. 

Antes de expormos o tema, vale dizer que muitos empreendedores buscam ter acesso a este tipo de capital, mas não conseguem devido à burocracia e às complicações para obterem uma linha de crédito com essa finalidade. Ao investir com responsabilidade neste tipo de recurso, é possível manter um fluxo de caixa saudável e, com isso, alterar significativamente a sustentabilidade do negócio. 

Mas, afinal, o que é capital de giro e para que serve? 

Capital de giro (ou ativo circulante) é o montante disponível para manutenção da operação diária da empresa. Este montante é o resultado da diferença do dinheiro em caixa e do dinheiro que a empresa deve com obrigações assumidas. Ele também compõe a reserva financeira que servirá para suprir toda e qualquer necessidade da gestão financeira. Ou seja, está acumulado nas contas a receber, no estoque, no caixa e até mesmo na conta corrente bancária.  

É importante mencionarmos que o capital de giro não é o mesmo que capital fixo, que são recursos relacionados aos ativos da empresa (imóveis, veículos, maquinários, equipamentos, instalações, matéria-prima, entre outros), e que não podem custear as necessidades operacionais. 

Com o capital de giro, os empresários e os empreendedores podem pagar por despesas fixas, como aluguel e salários, e, inclusive, investir na ampliação e na modernização do seu negócio, além de negociarem melhores condições com seus fornecedores. Ele representa agilidade para tomada de decisões e traz competitividade para a empresa frente aos seus concorrentes. 

Portanto, se a gestão financeira é saudável, o empresário pode aumentar significativamente as suas chances de sucesso, resultando em maior equilíbrio e previsibilidade em suas finanças. 

Conheça a linha de crédito descomplicada da Descontanet 

Já falamos como é essencial estar presente na gestão financeira do seu negócio. Agora vamos apresentar uma importante solução para que obtenha o capital de giro e, assim, se antecipar às oportunidades de mercado e trazer maior competitividade para crescer e prosperar. 

Na Descontanet, você encontra uma linha de crédito descomplicada com toda agilidade que o mundo atual nos exige. Além disso, é atendido por uma equipe preparada para entender sua situação e oferecer de forma personalizada a melhor linha de crédito para o capital de giro da sua empresa. 

Se você gostou deste artigo, compartilhe. Há sempre alguém precisando de mais informações sobre o tema. 

Continue nos acompanhando aqui no site e em nossas redes sociais. Estamos preparando mais conteúdos que ajudarão a descomplicar a vida de empreendedores no dia a dia. 

que ajudarão a descomplicar a vida de empreendedores no dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *